top of page

Itacaré é cercada por intensa Mata Atlântica e há diversas trilhas que levam até as praias, algumas no mesmo percurso. Todas as praias  acessíveis  por  trilha  podem  ser  visitadas  tranquilamente  e não há percursos muito difíceis.  Basta  um  pouquinho  de disposição para explorar alguns dos mais belos cantinhos isolados de Itacaré. Algumas trilhas têm início longe do centro, o que exige uma parte do deslocamento de carro ou ônibus. 

Estando de carro será mais fácil se locomover por Itacaré, mas prepare-se para o preço dos estacionamentos e em alguns casos, nem há vaga para estacionar e os carros acabam parados à beira da estrada. 

É  possível  ir  de  ônibus  a  algumas  praias  de  Itacaré.  Neste  caso, será necessário pegar o ônibus no Terminal Rodoviário de Itacaré e parar na beira da estrada na entrada da praia desejada.  De  lá,  seguir  a  trilha  a  pé.  Peça  ao motorista do ônibus se pode indicar o ponto exato de descida na estrada. 

 

Achei bem tranquilo percorrer as trilhas, apesar de já ter ocorrido alguns relatos de esporádicos assaltos.  Não  há  necessidade de contratar guia para realizar a maioria das trilhas, mas caso sinta-se inseguro,  procure  as  agências  que  oferecem  o  passeio para a trilha desejada. As mais famosas são: Trilha das Quatro Praias (com acesso à Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho, Praia Gamboa e Itacarezinho), Trilha da Prainha (que leva à Prainha e à Praia de São José) e a trilha até a Praia de Jeribucaçu.  

 

 

Trilha para Prainha 

 A Prainha é uma praia de água cristalina, ondas médias e  grandes  coqueiros. Encantando  seus  visitantes  com  sua  paisagem exuberante, é uma das prediletas dos surfistas. 

Há  duas  formas  diferentes  para  ir  à  Prainha,  sendo a mais comum delas a trilha de 40 minutos a partir da Praia da Ribeira. A outra maneira de ir é por uma trilha bem curta com acesso  por  dentro  do  Condomínio  Villa  de  São  José.  Nesse  caso,  será necessário  pagar  o  day  use  do  restaurante para acessar a trilha. 

Apesar de já ter ocorrido alguns relatos de esporádicos assaltos na trilha, o trajeto é tranquilo e pode  ser f eito  sem  auxílio  de um guia, apenas com a ajuda de aplicativos de locomoção em trilha, pois a algumas bifurcações. Eu assisti alguns vídeos no You Tube para pegar dicas sobre a trilha. Caso não se sinta seguro, contrate uma agência de turismo ou um guia  local  para  fazer o passeio.  O  trajeto  tem  3 km  e  nível  moderado  de  dificuldade,  iniciando  no canto  direito  da  Praia da Ribeira e segue em percurso beirando o rio pela mata com pequenas quedas d’água. Ao final, a vista panorâmica é espetacular  e  compensa  todo  o  esforço. 

 

Confira aqui as dicas para ajudar a você a fazer a Trilha da Prainha: 

 

1- No canto direito da Praia da Ribeira cruze o rio e siga beirando a margem direita.

2 - Siga sempre o duto azul que ficará visível boa parte do trajeto.

3 - Você passará por uma queda d'água. Siga em frente até chegar na cachoeira.

4 - Ao chegar na cachoeira, você terá duas opções atravessar a ponte e seguir passando por mata fechada e com algumas bifurcações ou atravessar a cachoeira pelas pedras. Optei por atravessar pelas pedras pois o caminho era bem melhor e mais curto. Cuidado podem ter algumas pedras soltas e escorregadias.

5 - Subir a trilha pela mata até chegar um campo aberto.

6 - A trilha volta fechar um pouco e abre outro campo aberto

7- Vire á direita e continue seguindo

8 - Você passará por uma casinha

9 - Depois um caminho de pedras com corrimão

10 - Passará pelo mirante

11- campo aberto no final tem uma pontezinha

12 - e chegará a praia

Trilha das 4 Praias 

Essa é uma das trilhas mais famosas da cidade, com trajeto total de 4 km e visita à Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho, Praia da Camboinha (ou Gamboa) e,  Itacarezinho (única que também pode ser acessível de carro ou ônibus). 

Não há necessidade de contratar guia para realizar a trilha que é considerada de nível fácil, mas caso sinta-se inseguro, procure as agências que oferecem o passeio para a Trilha das Quatro Praias. O roteiro costuma incluir também uma visita à Cachoeira do Tijuípe. 

O início da trilha está a 15 km do centro de Itacaré, à beira da BA-001, onde há um estacionamento improvisado. O caminho até a Praia da Engenhoca segue à esquerda da bifurcação da trilha, tem nível fácil e  duração  de  20  minutos  a  partir  da  pista.  As outras três praias têm acesso pela bifurcação da trilha a direita. 

A praia da Engenhoca é grande com infraestrutura básica, cercada por coqueiros e procurada por surfistas.  Nela  desemboca  o Rio  Burundanga  que  permite  você  escolher  entre  a  água  doce  ou  salgada.  Seguindo  pela trilha até a bifurcação a direta, durante o trajeto que leva cerca de 15 minutos para chegar na Praia do  Havaizinho  você  vai  encontrar  um  mirante  com  uma incrível vista da região. A praia do Havaizinho é pequena, cercada de coqueiros e  com  alguns  quiosques.  Siga  para  Praia  de Gamboa passando pelas pedras no final da Praia de Havaizinho. O caminho para chegar até lá  leva  cerca  de  10  minutos  e  é feito  em  meio  a  mata  e  coqueiros.  A  praia  é  pequena,  quase  deserta  e  não  possui  infraestrutura  servindo  mais  como passagem para outras praias. Finalmente, depois de alguns minutos chegará à Praia de Itacarezinho que tem  um  mirante  com  vista  espetacular  do  entorno.  Possui  3 km de  extensão,  muitos  coqueiros  e  uma  pequena  cascata  natural  de  água doce localizada  na  ponta  direita.  

A Praia de Itacarezinho tem acesso mais fácil pelo Restaurante Itacarezinho, onde os carros chegam quase à  beira  da  areia. Há cobrança de R$ 40 para o estacionamento. Pedestres têm acesso gratuito. Para quem vai de ônibus,  basta  pegar  o  transporte que faz o trecho Itacaré-Ilhéus e descer na parada de frente para a pista de acesso à praia.  Depois  será  necessário  fazer  uma caminhada de meia hora. 

 

Trilha de Jeribucaçu 

A  trilha  de  Jeribucaçu  é  considerada  de  dificuldade  moderada  e  a  maior parte  dela  não há grandes dificuldades, mas há algumas subidas e descidas. Não há bifurcações e o caminho é bem demarcado.

O passeio para Praia de Jeribucaçu é vendido pelas agências com e sem a visita à Cachoeira da Usina, que tem acesso por trilha a partir da praia. Para quem não pretende fazer a trilha até a cachoeira, não há necessidade da contratação de guias. 

Não há acesso para carro na Praia de Jeribucaçu.  Para chegar  até  lá,  será  necessário  deixar  o  veículo  nas  casas  localizadas próximas ao início da trilha.  A  entrada  até  as casas é pela BA-001, a aproximadamente 10 km do centro de Itacaré.  Há  placas indicativas no caminho. Depois desse ponto, serão mais 4 km de estrada de terra até o estacionamento. O  valor,  por  carro, é a partir de R$ 10 e pode variar  na  alta  temporada.  A  partir  do  estacionamento, segue-se  a  trilha  a  pé  por  trinta  minutos. O caminho não exige muito esforço, mas  pessoas  com  problemas  de  locomoção  terão  dificuldades.  A  praia  de  Jeribucaçu é cercada pela Mata Atlântica, coqueiros, areia clarinha e um rio que cruza a faixa de areia e desemboca no mar, presenteando os visitantes com água doce em meio à praia.   

O acesso à Praia do Arruda é por uma trilha curta à esquerda seguindo entre as pedras e os coqueiros, sempre à beira da praia. Em menos de quinze minutos, você estará lá. A pequena Praia do Arruda, com formações de corais e piscinas naturais na maré baixa é um pedacinho escondido, igualmente deslumbrante, da Praia de Jeribucaçu. 

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
bottom of page